Gestão Ergonômica
1) Acompanhamento ergonômico das implementações sugeridas na AET. O acompanhamento é realizado durante a fase de projeto e após a implementação para verificação da efetividade da adequação;
2) Questionários subjetivo periódico semestral para monitoramento de potenciais alterações ortopédicas e psicossociais. Análise de resultados e recomendação de ASOFI ou recomendações específicas para adequações o posto de trabalho, encaminhamento médico, limitação de atividades e outras aplicáveis (aplicação semestral).
3) Palestra/Treinamento para instrução de preenchimento Questionário do item 2 (2hs na implantação).
4) Instruções individuais, quando necessário, aos colaboradores quanto a postura e posicionamento correto em seus postos de trabalho, sempre que for identificada situação de risco ergonômico, quando houver queixa pelo funcionário, ou for identificada necessidade pela medicina do trabalho ou outro profissional da saúde que atenda o trabalhador.
5) Visita para acompanhamento ergonômico sempre que necessário ou solicitado (Troca de mobília, novos postos de trabalhos, troca de equiapmentos e etc.)
Atestado de Saúde Ocupacional Fisioterápico – ASOFI
1) Avaliação Fisioterápica Funcional (admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional) mediante autorização para inclusão do exame no PCMSO.
2) Exame Clínico Fisioterápico para auxílio na identificação antecipada de doenças osteomusculares, para reabilitação profissional e acompanhamento de trablalhadores com doenças ocupacionais instaladas ou em recuperação.
Obs.: ASOFI não tem previsão legal, sendo um instrumento desenvolvido pela SOS para controle de desvios e riscos osteomusculares como LER/DORT.