Ninguém sabe quando um acidente vai acontecer na empresa. Por mais que sigamos todas as normas, pode ocorrer um imprevisto. Nesse sentido, é importante que os funcionários saibam como agir. Por isso, invista em um treinamento de primeiros socorros na sua empresa.
Afinal de contas, zelar pela saúde e bem-estar dos colaboradores é mais do que uma obrigação legal. É uma questão de responsabilidade social, pois os acidentes de trabalho geram prejuízos econômicos e sociais, afetando o próprio trabalho e os dependentes dos colaboradores.
A cultura preventiva norteia as normas regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho. Veja, por exemplo, algumas das principais:
NR-7: ela trata do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Um dos itens desta norma determina que a empresa tenha kit de primeiros socorros para atender prontamente aos funcionários.
NR-9: ela cria o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), cujo objetivo é estabelecer ações para preservar a integridade física do trabalhador.
NR-6: esta norma trata da obrigatoriedade de fornecimento de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) aos colaboradores, incluindo proteção auditiva e respiratória, prevenindo assim acidentes e lesões.
NR-23: aborda a prevenção de incêndio, que é de fundamental importância, com uma equipe treinada e foco na prevenção e combate inicial.
NR-5: ela determina a criação e constituição da CIPA, que é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, responsável por zelar pela integridade do funcionário e cobrar responsabilidades da empresa.
Entre as ações importantes nos quesitos prevenção e primeiros socorros está a SIPAT, que é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes nas empresas.
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