SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO



SEJA BEM VINDO



SEJA BEM VINDO



SEJA BEM VINDO



Setembro Amarelo: a importância da prevenção do suicídio nas empresas

A campanha Setembro Amarelo estimula a prevenção ao suicídio. Ela faz referência ao dia 10 de setembro, que é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Embora o assunto ainda seja um tabu, é importante discuti-lo nas empresas, pois ele é considerado um problema de saúde pública. 

Para entender melhor a data, é interessante lembrarmos que a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina criaram a campanha nacional do Setembro Amarelo em 2014. 

Desde então, o mês é dedicado à pauta da saúde mental. Afinal, a campanha visa reduzir o estigma do suicídio e ainda trabalhar a prevenção. O objetivo é que as pessoas que estão passando por momentos difíceis procurem ajuda antes de chegar ao extremo de tirar a própria vida. 

 

Incidência 

Você sabia que o suicídio mata mais que doenças, como a Aids, câncer de mama ou malária? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há 700 mil suicídios todos os anos no mundo inteiro. 

O pior de tudo é que este número pode ser ainda maior, pois muitas mortes não são notificadas aos órgãos responsáveis como suicídio. 

Sabe aquele acidente de trânsito em situações não justificadas, como quando uma pessoa sozinha no veículo bate de frente com um caminhão, por exemplo? O caso pode se tratar de suicídio, mas é registrado como acidente de trânsito. 

Só no Brasil temos cerca de 14 mil mortes por suicídio por ano. Justamente por isso, as empresas, que é onde as pessoas passam a maior parte do tempo, devem abordar este assunto. 

 

Sinais 

Portanto, confira alguns sinais que evidenciam o risco de suicídio num trabalhador: 

 

  • Pensamentos negativos: a pessoa não vê propósito na vida; 

  • Verbalização: a pessoa repete frases, como: “a vida não vale a pena” e “você vai sentir a minha falta”; 

  • Melhora súbita: se a pessoa é depressiva e tem uma melhora súbita, isso pode indicar que ela tomou a decisão de cometer suicídio; 

  • Desapego: a pessoa começa a dar seus pertences ou visitar entes queridos, como se estivesse se despedindo; 

  • Irresponsabilidade: a pessoa começa a ter comportamentos irresponsáveis, como usar álcool e drogas de maneira desenfreada. 

 

Por isso, invista na saúde física e mental do seu funcionário, assumindo a sua responsabilidade social no Setembro Amarelo e em todos os meses do ano. 

Fale com a SOS Ocupacional e solicite o seu orçamento.






Compartilhar: